Apresentação
Belém é uma cidade das águas,toda entrecortada por igarapés,que,hoje,devido ao desenvolvimemto do sistema de drenagem urbana, transformaram-se em canais. A bacia hidrogŕafica da estrada nova corresponde a 16%da área urbana de Belém,sendo contígua à bacia do una e à bacia do tucunduba.
Na bacia da estrada nova,e em outras das cidades,os alagamentos constantes na época de chuva são causados pela obstrução dos canais com lixos e entulhos como carcaças de sofá,geladeira,telefone público,aros de bicicleta,animais mortos,pneus e até sucatas de carros. Conseqüentemente,com o alto índice pluviométrico,os canais que estão entupidos não conseguem escoar a água da chuva,formando pequenos lagos nas ruas, avenidas e travessas de Belém.
Os bairros do Jurunas,Cidade Velha,Cremação,Condor,Guamá,Marco,Terra Firme e Canudos foram catalogados como os que mais sofrem com os alagamentos ,devido o
canal do tucunduba e a bacia da estrada nova. Além dos alagamentos,as águas poluídas que transbordam nos canais e invadem as casa podem trazer doenças para a população como a leptospirose,transmitida pela urina dos ratos que vivem nos esgotos, dentre outras. E prejuízo financeiro como a perda de eletrodomésticos ,móveis. e automóveis.
No entanto, apesar dos trabalhos frequentes realizados pela secretaria de saneamento, ainda é muito grande a falta de educação ambiental da populaçao que habita as margens dos cursos d água da bacia hidrográfica.Este trabalho pretende contruibuir com o debate em torno da educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos.
Objetivos
Geral
Compreender como o processo de ocupação populacional às margens dos canais da bacia da estrada nova (próximos à escola) contribuiu para a degradação do curso dágua e como as populações são afetadas por esses usos.
Específicos
1.Selecionar a área objeto de estudo após o reconhecimento de campo.
2.Identificar os usos do espaço urbano que se situam às margens do corpo d'água que será estudado.
3.Identificar os principais poluidores do corpo d'água.
4.Identificar os maiores problemas que a degradação do corpo d'água pode trazer à população.
5.Identificar as atuais políticas públicas voltadas para a problemática local.
6.Compreender a relação que a população desenvolve com o recurso hídrico.
7.Sensibilizar alunos e a comunidade escolar para a importância da conservação dos rios urbanos.
8.Possibilitar a análise interdisciplinar e com maior profundidade a relação dos conteúdos debatidos na geografia à realidade do espaço vivido.
9.Contribuir com o atual debate da conservação dos recursos hídricos a partir da elaboração de materiais didáticos e informativos para a comunidade escolar.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário